O que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

DPOC é uma doença inflamatória pulmonar desencadeada pela exposição a partículas ou gases tóxicos, sendo o tabagismo o principal agente agressor. É caracterizada pelo estreitamento das vias aéreas que não é totalmente reversível, sendo geralmente progressiva. Adicionalmente, apresenta um comprometimento inflamatório sistêmico, afetando múltiplos órgãos e sistemas que podem contribuir ainda mais para o agravamento em alguns indivíduos. Essa definição não faz referência aos termos bronquite crônica e enfisema. O termo bronquite crônica descreve características clínicas da doença relacionadas a tosse e expectoração, enquanto enfisema descreve características estruturais da doença. Portanto, bronquite crônica e enfisema pulmonar se apresentam em graus variados nos diferentes pacientes – sendo o termo mais correto e utilizado DPOC.
Quais são os sintomas?
Falta de ar de ar progressiva, iniciando-se aos grandes esforços e paulatinamente evoluindo para atividades cotidianas, é o sintoma mais comum e incapacitante. Outro sintoma relevante é a tosse crônica, inicialmente seca e posteriormente produtiva, ocorrendo com maior frequência pela manhã, com aspecto claro e em pequena quantidade. Os sintomas podem estar ausentes no estágio inicial da doença.
O que causa DPOC?
No mundo todo, o uso do cigarro é o fator de risco principal e mais comumente encontrado. Existe ainda o fator genético, a fumaça de tabaco no ambiente, poeiras e substâncias químicas de natureza ocupacional, além da poluição do ar em interiores, proveniente da queima de combustíveis da biomassa usados para cozinhar ou aquecer ambientes.
Como diagnosticar DPOC?
O diagnóstico de DPOC é baseado nos sintomas clínicos, presença de fatores de risco e confirmado pela espirometria. Portanto, devem realizar o exame de espirometria todas as pessoas que responderem “sim” a pelo menos três perguntas das cinco abaixo:
- você têm 40 anos ou mais?
- você é fumante ou ex-fumante?
- você tem tosse pela manhã na maioria dos dias?
- você tem secreção pela manhã na maioria dos dias?
- você se cansa mais do que uma pessoa da sua idade ao caminhar com ela?
Qual o tratamento para a DPOC?
O tratamento eficaz da DPOC consiste na cessação do tabagismo, uso do tratamento farmacológico broncodilatador e anti-inflamatório, reabilitação pulmonar, uso de vacinas e no casos mais graves a oxigenioterapia e intervenções cirúrgicas. Em caso de dúvida, consulte seu médico que pode ajudar a melhorar suas habilidades, a sua capacidade de lidar com a doença e seu estado de saúde.

Escrito por

Comments are closed.