Tabagismo

O tabagismo é um comportamento complexo que envolve estímulos ambientais, hábitos sociais, condicionamentos psicossociais e ações biológicas na nicotina no Sistema Nervoso Central (SNC).

Cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% o conseguem sem ajuda. O restante necessita de apoio para obter êxito, evidenciando a importância da abordagem rotineira dos fumantes pelos profissionais de saúde.

Com uma equipe qualificada, um dos nossos principais focos é auxiliar indivíduos que queiram se ver livres do cigarro. Considerando o estado de dependência através de uma avaliação qualitativa e quantitativa podemos mensurar o grau de dependência e motivação para cessação do tabagismo. A partir de então, fazemos uma abordagem cognitivo comportamental detectando toda e qualquer situação de risco que leva o indivíduo a fumar, desenvolvendo estratégias de enfrentamento destas situações. Em casos específicos, de forma segura e eficaz, oferecemos ainda a terapia medicamentosa que aumenta a adesão ao tratamento, minimiza os efeitos da abstinência e faz com que o indivíduo alcance maior sucesso para deixar de fumar.