DR. PULMONARE

O que faz um Pneumologista

Pneumologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema respiratório, principalmente relacionadas ao pulmão. O médico especializado nas doenças do sistema respiratório chama-se médico pneumologista.

No Brasil, o tempo para formar um pneumologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em pneumologia).

 

Muitas são as doenças tratadas pelo pneumologista, entre elas podemos destacar:
– Pneumonia;
– Asma;
– DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
– Tuberculose;
– Bronquites;
– Bronquiectasias;
– Fibrose Cística;
– Hipertensão Pulmonar;
– Gripes/Resfriados;
– Tumores pulmonares;
– Derrame Pleural.
– Fibrose Pulmonar
– Apnéia do sono

Drº Cristiano Rabelo Nogueira

Graduado em Medicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC (1999), fez Residência em Clínica Médica no Hospital Ibipaba (2001) seguido da Residência em Pneumologia no Hospital Júlia Kubitscheck da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)(2003). Doutorou-se em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM, 2008).

Especializou-se no estudo da função pulmonar no repouso e exercício, com foco em pneumopatias ocupacionais e DPOC. Atualmente dedica-se ao gerenciamento de pacientes com doenças pulmonares crônicas e avançadas e é sócio-diretor da Clínica Médica Pulmonare.
Associações

  • Membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
  • Membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
  • Membro da European Respiratory Society